Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

Portal da Transparência

 
» Página Inicial Sala de imprensa Matérias Secti capacita mais de 200 estudantes na região da Zona da Mata
10/04/2017 - 08h14m

Secti capacita mais de 200 estudantes na região da Zona da Mata

Oficinas de codificação e educação em Matemática foram programação da sexta edição do Governo Presente

Secti capacita mais de 200 estudantes na região da Zona da Mata

Geysa Miranda 

"Foi muito prazeroso participar dessas oficinas que o Governo de Alagoas trouxe para nossa cidade. Hoje observei que podemos aprender matemática de uma forma muito divertida e dinâmica, e que ela realmente está presente em todas as situações do nosso cotidiano". Foram com essas palavras que o estudante da Escola Estadual Rocha Cavalcanti de União dos Palmares, José Wellington, definiu a sua participação na ação da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação  (Secti), durante a sexta edição do Governo Presente na região da Zona da Mata.

Cerca de 200 alunos do ensino médio e profissionalizante foram capacitados com as oficinas de Educação em Matemática, ministrada pela professora Margarida Santos, e a de codificação de computadores, ministrada pelos monitores Emylle Silva, Wilson Moura e Tulio Romero.

Durante todo dia (manhã e tarde) alunos e professores se debruçaram pelo universo da matemática com atividades como: construção de sólidos envolvendo geometria plana e espacial e construção de jogos e desafios com contextos voltados para a cultura escolar e aprendizagem significativa.

Além disso, um ambiente de aprendizagem aberto foi criado aguçando a curiosidade dos jovens em decifrar os códigos de computadores, possibilitando a todos os participantes a atingir novas habilidades digitais.

Para a Gerente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secti, Adélia Caroline Félix, esse momentos são gratificantes, pois, além de popularizar a ciência, possibilitam algo muito maior, que é a descoberta de talentos e o estímulo a atividade acadêmica e científica.

"Saber que nós estamos plantando uma semente que mais tarde vai germinar e, possivelmente, fazer com que eles despertem para o mundo da pesquisa científica é, sem dúvida, gratificante", disse a gerente.

Ações do documento