Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

Portal da Transparência

 
» Página Inicial Sala de imprensa Matérias Secretaria da Ciência e Tecnologia passa a integrar Rede Global de Empreendedorismo
20/02/2017 - 09h05m

Secretaria da Ciência e Tecnologia passa a integrar Rede Global de Empreendedorismo

Intuito da Rede é disseminar e fortalecer a cultura empreendedora pelo mundo

Secretaria da Ciência e Tecnologia passa a integrar Rede Global de Empreendedorismo

Geysa Miranda 

 

Visando transformar Alagoas em uma referência no tema de desenvolvimento do ecossistema empreendedor, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) passou a integrar, a partir da 6ª reunião, a Rede Global de Empreendedorismo (RGE), que une instituições de ensino, empreendedores locais e órgãos governamentais.

 Tendo suas atividades iniciadas em outubro de 2016, a RGE em Maceió, através de um trabalho em conjunto com a participação de especialistas de diversas áreas, já identificou alguns gargalos a serem solucionados no cenário de empreendedorismo local, como por exemplo, o desconhecimento dos empreendedores em relação ao mercado; a falta de conexão entre a academia e o mercado e a falta de qualificação empreendedora no ensino médio.

O propósito desse trabalho é criar um ambiente no qual as pessoas se sintam convidadas a empreender e encontrar condições favoráveis para os seus negócios prosperarem.

Para a Superintendente da Secti, Sônia Oliveira, “o trabalho em rede pode contribuir muito na definição de estratégias conjuntas, através da colaboração mútua entre empreendimentos e instituições públicas e privadas, no intuito de promover maior integração e resultados entre as diversas esferas da sociedade. A RGE em Maceió, através de suas ações poderá contribuir no fortalecimento do empreendedorismo existente e na geração negócios a partir engajamento de instituições e pessoas com objetivos coletivos”.

O líder da RGE em Maceió, Gabriel Lumba, ressaltou a importância do envolvimento do Governo do Estado nesse trabalho. “A participação do Governo é crucial, pois ele é um parceiro motor que tornará possível a efetivação de muitas dessas ações. Cada setor já vinha realizando um trabalho individual voltado para a área de empreendedorismo, mas é importante firmar um trabalho conjunto entre a academia, mercado, sociedade e governo. É crucial para a definição de um direcionamento bem definido de ações, identificação de problemas e ações que devemos ser tomadas”, disse Gabriel.

 

A Rede Global

A Rede Global do Empreendedorismo (RGE) é uma organização mundial, fundada em 2007, na Inglaterra, com o intuito de disseminar e fortalecer a cultura empreendedora pelo mundo. Desde 2008, o movimento é liderado no Brasil pela Endeavor, organização sem fins lucrativos, que atua há 15 anos no país pelo fomento do empreendedorismo.

 

 

 

 

Ações do documento