banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

Portal da Transparência

» Página Inicial Sala de imprensa Matérias Alagoas é o primeiro estado integrado ao portal brasileiro de dados abertos
16/03/2017 - 08h41m

Alagoas é o primeiro estado integrado ao portal brasileiro de dados abertos

Estudantes, profissionais e servidores mostraram diferentes percepções sobre disponibilização de dados abertos e acesso à informação

Alagoas é o primeiro estado integrado ao portal brasileiro de dados abertos

Transparência, criatividade e empreendedorismo foram as palavras chaves do Open Data Day 2017 Maceió, que aconteceu nos dias 10 e 11 deste mês, na Faculdade de Alagoas (Estácio Fal). Estudantes, profissionais e servidores dos órgãos governamentais estiveram reunidos mostrando diferentes percepções sobre a disponibilização de dados abertos e o acesso à informação, compartilhando ideias e possibilidades de atuação. Essa edição de Maceió foi umas das cinco existentes no Brasil e uma das 334 realizadas em todo o mundo.

No primeiro dia, o público teve a oportunidade de entender mais sobre o uso dos Dados Abertos no Governo de Alagoas para a promoção da transparência, com a palestra do secretário da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Pablo Viana, bem como conhecer ferramentas tecnológicas que auxiliam na coleta de dados para o levantamento de estatísticas, por meio de uma apresentação da empresa Ilhasoft, especializada em desenvolvimento de aplicativos.

Representantes da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) apresentaram o Portal do Orçamento do Governo de Alagoas e, de forma inédita, a Secretária de Estado da Fazenda (Sefaz) a estrutura tecnológica do sorteio da Nota Fiscal Cidadã.

O ponto alto do evento foi a maratona de programação (Hackathon), onde estudantes, programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software foram desafiados a desenvolverem estratégias que atendam a um fim específico ou projetos que sejam inovadores e utilizáveis.

Os vencedores foram “Robôs no trânsito – análise inteligente de acidentes para aprimorar a educação no trânsito e prevenção de acidentes”; em segundo e terceiro lugar ficaram, respectivamente, as equipes “Equilibra - ferramenta para verificar se os recursos públicos desembolsados por contas públicas está sendo direcionado para fornecedores de dentro ou fora do Estado” e “Revogaí – ferramenta para auxiliar a revogação de leis inúteis que sobrecarregam o ordenamento jurídico”.

O Dia Internacional de Dados Abertos Internacionalmente, o Open Data Day foi uma iniciativa da Open Knowledge Foundation (Fundação para o Conhecimento Livre) desde 2011.

Alagoas se destaca em transparência

Alagoas é o primeiro a ser integrado ao portal brasileiro de dados abertos e a infraestrutura nacional de dados, além de ser a terceira maior fonte de dados abertos no portal dados.gov.br. Atualmente, o Estado respondepor 10% da oferta do portal brasileiro.

Além disso, Alagoas é o único estado do Brasil a ter um portal dedicado ao Orçamento Público (orcamento.dados.al.gov.br). Um portal moderno, pois dispõe também de forma inédita de uma API (Interface de programação que gera dados em formato aberto), permitindo o processamento computacional do orçamento alagoano, facilitando e muito o acompanhamento por parte da sociedade.