Fapeal

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação

A FAPEAL foi criada pela Lei Complementar nº 05, de 27 de setembro de 1990, como entidade jurídica de direito privado. No processo de reforma administrativa do Estado, teve a sua estrutura jurídica alterada para fundação de direito público, através da Lei Complementar nº 20, de 04 de abril de 2002.

Em 28 de junho de 2007, teve sua estrutura organizacional alterada pela Lei Delegada n° 43, complementada pela Lei Estadual nº 6.952, de 22 de julho de 2008. Nos seus 25 anos de atividade, a Fundação vem desempenhando um importante papel no desenvolvimento científico e tecnológico do Estado, investindo expressivos recursos na formação de recursos humanos de alto nível através de bolsas de estudo, assim como no fomento a importantes projetos de pesquisa.

A FAPEAL exerce atividades de fomento à pesquisa e indução tecnológica, além de ser gestora do Ponto de Presença (PoP) da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que liga pioneiramente o Estado de Alagoas à Internet, oferecendo serviços de conectividade à comunidade científica, instituições governamentais e ONGs. Viabiliza Projetos de Pesquisas Induzidos que priorizam áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado, além de ter realizado o Programa Pró-Ciências, que capacitou mais de seiscentos professores das disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia e o Projeto Nordeste de Pesquisa e Pós-Graduação que estimulou cursos de Pós-Graduação realizados em Alagoas, sem contar com as centenas de bolsas e auxílios que oferece anualmente, melhor qualificando e contribuindo para a formação de recursos humanos de alto nível para Alagoas. A FAPEAL representa hoje uma instituição inteiramente comprometida com o desenvolvimento e com o destino do Estado.